ENFERMAGEM DO TRABALHO

Público Alvo:

Maiores de 18 anos.

Formação Mínima: Auxiliar ou Técnico em Enfermagem.

Programa:

 Administração de Enfermagem na Saúde do Trabalhador; Aspectos Políticos e Legais do Trabalho –

  • Conteúdo Programático: Legislação em Saúde Ocupacional. Legislação sobre Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho da CLT. Normas Regulamentadoras. Gerenciamento dos Serviços de Saúde do Trabalhador. Ambientes e condições insalubres: aspectos legais, limite tolerância, nível de ação, avaliações ambientais quantitativas e qualitativas. Resíduos: tipo, coleta, segurança e tratamento. Manejo ambiental de resíduos do domicílio, do comércio e da Industria. Serviço de Saúde Ocupacional. Dimensionamento do Pessoal do SSO. Exame Admissional. Exame Periódico. Exame Demissional. Contextualização e Organização. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Alterações e agravos na saúde do Trabalhador –

  • Conteúdo Programático: Considerações gerais sobre o comportamento do homem no trabalho. Fisiologia do Trabalho Muscular. História Natural das doenças Ocupacionais e não Ocupacionais. Classificação das doenças Ocupacionais por sistema. Definição, Incidência e classificação LER, DORT ou AMERT. Atuação de Enfermagem frente as Doenças Ocupacionais e Não Ocupacionais. Toxicologia e a Saúde do Trabalhador. Saúde Mental Aplicada ao Trabalho.

Epidemiologia e Introdução a Saúde do Trabalhador –

  • Conteúdo Programático: Saúde do Trabalhador: Introdução. Antecedentes Históricos. Epidemiologia. Acidente do Trabalho: Conceitos. Principais Causas e Aspecto Legais. Registro; Taxas de Freqüência e Gravidade; Custos. Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Rede de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador.

Processo de Cuidar na Enfermagem do Trabalho –

  • Conteúdo Programático: Enfermagem do Trabalho: Contextualização Histórica. Conceitos Básicos e Considerações Gerais. Aspectos Éticos. Enfermeiro do Trabalho: Atuação na Assistência. Atividade Administrativa. Atuação no Campo da Pesquisa. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional. Processo de Enfermagem na Saúde Ocupacional. Vigilância em Saúde do Trabalhador. Promoção de Saúde do Trabalhador. Imunização do Trabalhador.

Métodos e Técnicas de Pesquisa –

  • Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Pesquisa de campo. Pesquisa experimental. Pesquisa-ação. Pesquisa de intervenção. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Compilação ou “estado da questão”. Análise de texto. Estudo comparativo. Estudo histórico. Pesquisas de campo. Técnicas para coleta de dados e informações. Questionário ou formulário. Entrevista. Observação com método científico. História de vida. Depoimento oral. Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida). Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Inicia-se com a capa e com a folha de rosto. Elementos essenciais do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico. As normas da ABNT, NBR 10520/2002. Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé. Tipos de Citações. Localização das Citações. As Notas de Rodapé. Normas para elaboração de referências.

Saúde, Segurança  Higiene e Qualidade de vida –

  • Conteúdo Programático: Introdução à Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. Conceitos básicos. Organização do Ambiente de Trabalho. Classificação dos fatores de risco. Risco Biológico. Riscos Químicos. Riscos Físicos. Risco Ergonômico. Mapa de Risco. Ergonomia Aplicada ao trabalho. Origem e evolução da Ergonomia. Conceitos de Ergonomia. As diferentes abordagens em Ergonomia. Aplicações da Ergonomia. Abordagem Ergonômica da Organização do trabalho. Segurança do Trabalho. Biossegurança. Norma Regulamentadora 32. Equipamentos de segurança. Proteção Individual. Proteção Coletiva.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC –

  • Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

 

Duração:

  • 6 meses.

Documentação:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente assinado.
  • 2 fotos3/4
  • Cópia do RG e CPF.
  • Cópia comprovante de escolaridade
  • Cópia cartão de vacina atualizados
  • Cópia compravente de residencia

Investimento:

  • Mensalidades: 1 + 6 de R$ 180,00 ( boleto ou cartão).

Legislação:

  • OS CURSOS SÃO AUTORIZADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)?
  • GRUPO KUALITY BRASIL, é uma escola de cursos livres e FIC (Formação Iniciada ou Continuada) e segue rigorosamente a legislação em vigor na república federativa do Brasil.
  • Os Cursos Livres (que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhes permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade.
  • GRUPO KUALITY BRASIL, age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. A Constituição Federal em seu artigo 205, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, o artigo 206 e inciso ll da nossa Carta Magna, declara que o ensino será ministrado com base em alguns princípios; “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
  • Ademais são normatizações legais de nossos cursos livres, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.
  • Os Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional para o trabalho, são regulamentados pela Resolução Normativa nº 03, de 05 de junho de 2014, CAP 1, Artigo 2º , Parágrafo único. Os mesmos independem de ato autorizativo da CEE/SE (Secretaria de Educação do Estado de Sergipe).
  • Sendo assim, o certificado de conclusão, tem validade para fins curriculares e como provas de títulos para concursos públicos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado técnico profissionalizante, de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
  • Portanto, deve-se consultar os regulamentos de cada seletiva, concurso ou entrevista para assegurar-se de que os certificados emitidos pelo GRUPO KUALITY BRASIL  serão aceitos, considerando que cada instituição possui suas próprias regras e o GRUPO KUALITY BRASIL não se responsabiliza por isto.

                                                                                                A Direção de Ensino.

Certificação:

  • Certificado de curso livre reconhecido em todo o território brasileiro.